Em Maio de 2010, já lidada com grandes negócios no cargo, embora fosse um executivo trader Junior ainda, na Daewoo International Corp, multinacional uma das maiores empresas de trading no momento, nossa sede era Bogotá a qual atendia os clientes Colômbia, Equador, Venezuela, Bolívia e países da Centro América. Fazendo compras das fabricas na China, Coreia, Taiwan, Malásia.
Nesse momento eu tinha tomado a responsabilidade da Area de resinas plásticas, especificamente para Garrafas PET no caso, Agricominsa empresa uma das maiores empresas do segmento no Equador , já era um cliente que tinha nos comprado alguns embarques de 100 outros de 200 toneladas, isto após diversas visitas do nosso Diretor Coreano- Argentino Sung Kook Chung, melhor conhecido como o “Sr. Chung” e pela Colega Ximena Lafaurie colombiana quem estava se desligando da empresa e deixava a mais uma área para eu atender.
Já tínha feito a lição de casa de contatar a gerente de compras e o presidente da empresa criando um relacionamento e com a meta de atender eles melhor do que tinha sido até o momento, eles eram as duas pessoas encarregadas para as Grandes compras
No final do mês que geralmente estavam no momento de compras, nesta vez ofertamos uma quantidade maior 500 Ton, tendo em conta que o preço estava competitivo e a previsão de aumentar nos próximos dois meses era alta, pelos anúncios das fabricantes de matérias primas de diminuição da oferta por manutenção de unidade fabril( Já estávamos com informação de qualidade gerando valor para o cliente assessorando realmente , não só preço competitivo) foi por este motivo , pela capacidade de consumo que já sabíamos dessa grande cliente e nível de confiança já gerado em embarques que entramos em um patamar de oferta de maior de volume.
A negociação foi rápida menos de 5 días ele nos confirmou o pedido, o problema maior chegou para assinar o contrato, sem contrato assinado não podíamos manter o preso, ai começou uma imensa pressão da casa matriz na coreia sobre meu diretor e claro meu diretor repassava para min que era necessário enviar as nas próximas 48 hs o contrato assinado caso contrário a fábrica dava por entendido que o negócio estava cancelado.
Foi então que decidimos (Sr. Chung meu diretor e eu) decidimos arriscar mais ainda e trabalhar a parte de relacionamentos, a empresa tinha demorado vários meses em abrir esse cliente, estavam satisfeitos com o produto e serviço nos pedidos anteriores, porque íamos a estragar uma parceria de negócios que estava sendo excelente e que com certeza ia a crescer mais ainda nós não tínhamos falhado para ele porque ele ia a falhar com nós se era um homem correto como pessoa e nos negócios, tínhamos quase certeza que por centavos de dólar do concorrente ele estava assegurando de não assinar o contrato. Foi com “essa pegada” que entramos com o presidente, além de cobrando retorno e ligar pois ele já tinha nos dado palavra que fechávamos.
Isto tocou os sentimentos dele de ser uma pessoa séria de negócios e honrou sua palavra que tinha nos confirmado na semana anterior para assim poder fechar o negócio e dar continuidade a uma relação que se estendeu por muito mais tempo.
Chave do Negócio
– Toque e chegue aos mais nobres sentimentos das pessoas, os negócios são feitos entre pessoas não entre empresas, pare de ser só corporativo seja mais humano que assim as coisas acontecem, nós tocamos o mais nobre dele seu ego e reforçamos seu parecer que era uma pessoa séria nos negócios (de fato era), porem sempre existe tentações e mudanças, cada pessoa por pilantra que seja (Não era o caso do nosso cliente), acredita que é bom, você tem que tocar esse lado bom das pessoas.
Esperamos esta informação que colocamos a disposição de você seja de ajuda para poder avançar no seu processo de internacionalização e caso queira de mais informações entre em contato com nós temos certeza que podemos aportar ao seu negócio.
Deixar Um Comentário