- Se dentro da sua equipe não tem pessoas com as competências para vendas internacionais por exemplo comerciais que falem a língua fluentemente, conhecimento das diferenças entre seu pais e u outro, contrate uma pessoa com esses skills pois vai facilitar sua entrada ao mercado.
- Ter um orçamento, pois vai precisar invertir provavelmente em viagens, gestão comercial, documentação burocrática e tempo seu que poderia utilizar em vendas locais.
- Pre identificar os seu produto estrela que são os exportáveis, não adianta começar vendendo seu amplo portfólio.
- Mercado, concorrentes e prospects de clientes. Sempre falamos mas que nunca fazemos pois sempre acreditamos que o nosso produto é o melhor (está certo), mas deve ver se realmente é mesmo, pôs internacionalmente vai concorrer com os melhores localmente.
- Se responder a seguinte pergunta internamente meu produto é melhor em algumas das seguintes caraterísticas custo, qualidade, entrega, pagamento, inovador qual é seu diferencial?
- Se vai a exportar não pode ser pelo dólar nem porque tem sobrantes de produção, deve ser uma política seria, quando o dólar este em R$ 2,5 você ainda consegue vender pois você também seus custos dos importados caíram.
- Participe de programas e missões exportadoras só quando realmente este preparado, não faça o error de ir a uma missão só para conhecer ou porque está barato o subsidio do APEX, viaje quando este com um plano de trabalho e clientes além da missão esta deve ser um complemento não o caminho, fazendo isso você e seu investimento de viagens vai estar em alto risco.
- Distribuidores, representantes, trading ou vendas direta para B2B não existe melhor canal, mas certamente se começa vendendo para um distribuidor ou venda direta, você mesmo vai conhecer de primeira mão o mercado e facilitará o caminho para seu representante ou outros novos distribuidores.
- Países como Paraguai, Uruguai, Bolívia e ainda Argentina, são totalmente diferentes a México, Peru, Colômbia e Chile por exemplo isto por questões de atraso industrial dos 3 primeiros, facilidade logística de entrega ou parceria comercial de muitos anos( como é o caso da Argentina) acabam sendo países vantajosos para O Brasil, agora países como da Alianza do pacifico ( Chile , México , Peru , Colômbia) logística é maior , tem sua indústria local em alguns casos forte e compram muitos produtos americanos pela cercania está entre outras variáveis
- Planeje-se para investir 12 meses antes de comenzar a receber sua primeira venda e logo retorno.
Para mais dicas como está entre em contato com nós e vamos a trocar ideais ao respeito, temos certeza que podemos ajudado no seu processo exportador.
Deixar Um Comentário