Por volta de abril do ano 2011, época que trabalhava como Trader da multinacional coreana Daewoo International Corporation, uma das maiores empresas de trading na Ásia e com grande presencia na Europa e A. Latina.
Nós como sede da multinacional na Bogotá atendíamos toda a região que abrangem países como Panamá, Costa Rica, Guatemala, Republica Dominicana, Equador, Colômbia, Bolívia e Venezuela era nosso mercado para um portfólio de mais de 25 produtos por executivo.
Dentro desses produtos um deles era a resina PET para industrias fabricantes de garrafas plásticas, curiosamente nesse tempo não tínhamos conseguido vender ainda nada para Colômbia, pela forte concorrência Mexicana e Americana que com os acordos de libre comercio como G3 com México e TLC com EUA, sempre nas tentativas ficávamos por fora do mercado e os clientes acabam comprando com outros.
Mas “sempre” (cada 8 días entravamos em contato com o cliente e comentávamos sobre o que tínhamos estudado de preços internacionais dávamos sugestões se era bom comprar, se o preço ia aumentar ou não entre outras questões) coisa que os clientes ficavam com um pé atrás duvidosos se o que falávamos era verdade, Porem tentávamos sempre além de “cobrar” FEEDBACK sob proposta/cotação levar coisas interessantes aos clientes.
Certa vez por instrução direta nosso diretor coreano o Sr Chung, fiz mais o menos umas 10 ligações para o cliente tentando conversar com ele até que atendesse para dar feedbacks, ele como é natural me atendeu numa dessas e pediu para não ligar mas para ele pois eu estava ficando “PIOR QUE NAMORADA FEIA E CIUMENTA” Eu fiquei calado pedi desculpas falei que estava só fazendo meu trabalho como profissional, embora ele estivesse certo.
Dessa vez como estratégia, erramos porém nosso objetivo era abrir mercado e não íamos a desistir até abrir mercado no pais, combinamos com a diretoria dar um tempo para o cliente(a visão de tempos de nós latinos vs asiáticos é diferente um tempo para eles era no máximo 15 días, eu extendi um poquinho e dei uns 20 días aproximadamente entrei em contato novamente com o diretor de BOTELLAS PET , o cliente praticamente já nem lembrava bem do acontecido falamos da tendência de preços das matérias primas e que estávamos com uma oferta competitiva para ele e que queríamos inicar negócios, já meses anteriores tínhamos aprovado credito de pagamento, testado produto em fim todas as condições comercial- técnico , agora era só poder alinhar oferta e demanda, na conversa via telefone ele pediu para cotar 40 toneladas de resina.
No día seguinte enviamos para ele a cotação e uma hora depois, BINGO! nos confirmou a compra enviando diretamente o PO (purchase order), dando parabéns e agradecendo pela nossa gestão durante mais de 9 meses, os quais meus colegas o diretor e eu tínhamos trabalhado sem parar.
CHAVES DO SUCESSO E APRENDIZADO
– Nunca dimos o negócio por perdido, reconhecemos nosso erro de pressão (culturalmente os coreanos tem um ritmo de fazer negócios mais agitado que na A. Látina)
– Sempre tentamos levar informações de qualidade para o cliente, era cobrança mas também tendências de preços e que acontecia com as fabricas na Ásia isso o cliente valorizava.
– Além do preço existem outras variáveis que devem estar alinhadas como qualidade, tempo de entrega, prazo de pagamento e relacionamento todas são importantes.
– Os tempos das primeiras vendas internacionais são mais devagar que localmente, nem sempre as vendas acontecem nos tempos que a gente quer, este negócio tomou mais de 9 meses para poder abrir mercado.
Esperamos esta informação que colocamos a disposição de você seja de ajuda para poder avançar no seu negócio e caso queira de mais informações entre em contato com nós temos certeza que podemos aportar.
Deixar Um Comentário