Neste caso é de a empresa Tramare leia (Caso de sucesso primeira exportação de empresa do setor decoração do Brasil Para Colômbia).
No comercio internacional é um constante aprendizado como a vida como todo, podemos ter muita ou pouca experiência sempre aprendemos.
Neste caso que tivesse sido uma venda grande para nosso nicho com o maior distribuidor de tecidos de decoração nos popularmente falando “bateu na trave”, após mais de 5 tentativas de reunião com o cliente conversando, mostrando nosso claro interesse em poder fazer negócios, conhecendo pessoas deles para que nos recomendassem e ele finalmente nos recebesse.
Fomos atendidos com o recado, “vou te receber mas sem me comprometer a comprar”, ao final o cliente acabou se envolvendo gostando do produto, da proposta de valor do esforço que estávamos fazendo para poder abrir o mercado e relacionamento com eles.
Ele fez um pedido de uma coleção de produto em quantidades importantes pois esse se complementava ao seu portfolio, só ficou faltando confirmar algumas informações técnicas e certificados que devia ter o produto para poder comprar pois isso representava o valor agregado para venda com os clientes além do design, gramatura, cores ardume (todos os atributos de qualidade no caso especifico do produto).
No Brasil, hoje não é muito valorizado esse tipo de certificados e tecnológicas utilizadas com frequência no mercado europeio e colombiano, pois os colombianos compram em sua maioria nesse nicho de fabricantes europeios como Espanha e turquia entre outros.
Após uma tentativa de renegociação por não ter essa tecnologia e certificado na nossa oferta o cliente acabou recuando do pedido.
A história ainda continua mas ficou um grande aprendizado que resumimos com os seguintes items :
APRENDIZADO
– Você concorre com os melhores, Mesmo sendo o mercado Colômbiano uma “economia menos desenvolvida” no mercado internacional dependo do nicho você concorre com os melhores tanto em qualidade neste caso os europeios como em preço com os asiáticos, então devemos estar preparados. Mercados como Colômbia, Peru, Chile, México, Argentina são todos diferentes e infinitamente mais competitivos que mercado naturalmente Brasileiros como Bolívia, Uruguai e Paraguai.
– O Preço não é o único diferencial, nem a qualidade existem outras variáveis que neste caso foram tecnologias e certificados que são muito valorizados pelo cliente especificamente este caso ele usava isso como uma das ferramentas de venda para se diferenciar dos concorrentes ou pode ser do mercado colombiano mesmo.
 
			
					 
																			 
							 
	
		 
	
		
Deixar Um Comentário