Neste caso é sobre a Canaltec, empresa de pequeno porte paulista fabricante de ferramentas para a indústria de vidro, localizada em Atibaia-SP, com o apoio da Barraza Internacional conseguiu abrir o mercado fazendo sua primeira exportação em um período de 6 meses aproximadamente.

No caso da Canaltec empresa familiar, gerenciada por Sergio e Junior Teixeira, acreditou na Barraza e no Jose Moreno para poder iniciar seu processo exportador, quando ainda não tínhamos nenhum caso real de sucesso como empresa, mas sim toda a experiência como profissionais da área de mais de 8 anos comercio internacional, trabalhando diretamente com as vendas.

Canaltec começou conosco como primeiro passo, trabalhando uma prospecção de mercado para clientes alvo, inicialmente por solicitação deles foi escolhido um nicho, o qual ao longo do nosso trabalho sugerimos mudar para outro nicho de clientes, quem acabaram sendo o nicho de clientes que fizemos o primeiro pedido.

 

A Canaltec igual  todos nossos clientes começou fazendo um investimento para poder prospectar clientes, contactarlos criar relacionamentos, entendimento da dinâmica do mercado colombiano, quais eram os concorrentes como eles estavam operando no Brasil, inclusive os concorrentes brasileiros que já estão vendendo para a Colômbia a fim de nós poder criar a melhor estratégia comercial que facilitasse a gestão comercial com os colombianos.

Iniciamos o projeto focados na venda de Rebolos para beneficiadoras, porem ao longo do processo de mapeamento de mercado acabamos direcionando fazendo mudanças para nos focar nas brocas e secundário rebolos para distribuidores de ferramentas para a indústria de vidro.

Após essa prospecção com diversas ferramentas e contatos da Barraza, fizemos uma rodada de visitas para criar os relacionamentos, entrega de amostras do produto, no mercado de ferramentas de vidro é fundamental testar o  produto antes para poder gerar confiança e assim fazer o primeiro pedido.

Foi assim que visitamos os clientes alvo, não foram em quantidade mas sim em qualidade para assim atingir o alvo, economizar recursos de dinheiro e tempo, pois temos aprendido que o número de visitas não faz a diferença mas sim a qualidade de clientes e o relacionamento a qualidade da reunião escutamos mais do que falar, não ficamos fazendo apresentação da empresa temos uma estratégia diferente que faz parte do Know how da Barraza.

Após mais de 2 semanas de visitas, refizemos nossa estratégia diminuindo o valor de pedido mínimo e outros ajustes para poder conseguir nosso primeiro pedido, o qual igual que o caso da empresa Tramare de decoração, após um “SIM” foi efetivado quase um mês depois, nesse tempo a equipe da Barraza foi tendo o relacionamento com o clientes sem fazer pressão (erro comum das equipes de vendas), para poder concluir o pedido.

O cliente confiou e gostou do apresentado pela equipe da Barraza, além da empática como colombianos e latinos, comprando um produto 100% antecipado o qual também não é o padrão nos negócios internacionais para Canaltec sem sequer conhecer pessoalmente o Sergio nem o Junior.

CHAVES DE SUCESSO

  1. Produto competitivo em valores na frente de concorrentes, Não simplesmente falado por a Canaltec se não falado por os clientes o que ao final das contas é o que vale porque todos nós como empresários as vezes caímos no buraco sendo pouco humildes de achar que nosso produto é o melhor em preço com qualidade relativamente boa , o que tem uma excelente qualidade que vale o que custa e as vezes no mercado tem alguém que faz melhor e mais barato que a gente ou simplesmente o cliente não acredita que vale o que custa ou por último o mercado não paga/ não está maduro para comprar o que seu produto vale.
  2. Investimento, será repetitivo em todos os casos de sucesso mas para ganhar tem que investir, sem investimento não existe ganho hoje os negócios são cada dia mais agressivos, e serão ainda mais nos próximos anos, então acreditar que alguém vai cair no seu colo sem gestão nenhuma para vender o produto, acontece sim mas com pouca probabilidade no mercado internacional, é bem mais diferente que localmente.
  3. Prospecção qualificada, é fundamental para poder vender e economizar recursos, se não ficara atirando a todo lugar sem focar esforços e ser mais estratégico.
  4. Visitas e relacionamento, nos negócios internacionais as visitas aos clientes favorecem a geração de confiança e aceleram o processo de compras, é quando falo de visitas não e só uma visita e esperar que vai chegar o pedido é um processo.

Esperamos esta informação que colocamos a disposição de você seja de ajuda para poder avançar no seu negócio e caso queira de mais informações entre em contato conosco temos certeza que podemos aportar ao seu negócio.

 

Reservamos o nome do cliente Colombiano por solicitação do nosso cliente CANALTEC e a fim de que seja copiado pela concorrência (Não vamos a facilitar o trabalho deles também não hehe).