Nossa intenção não é que reclamemos que o BRASIL como pais não é competitivo e que é pelos políticos etc…. sim deixar uma reflexão para você se avaliar dentro da sua empresa também.
Falando de negócios e fazer exportações que é o que nos interessa, para saber se somos competitivos o principal TESTE é claro sabendo diretamente com os clientes, não adianta você falar que seu produto é show de bola , inovador , disruptivo , líder de mercado , excelente qualidade, excelente empresa, 5 unidades fabril bla bla bla se isso não resolve o que ele quer e ao final das contas o cliente não compra então você não é competitivo pelo menos não tudo que você disse ser. comece por ser mais humilde porque no mercado internacional tem muita gente boa e empresas top também, não é só você se é que você é mesmo.
Aqui queremos compartilhar algumas dicas com você para você ir testando seu nível de competitividade a frente dos concorrentes na Colômbia e países não tradicionalmente comprados do Brasil (Chamamos de tradicionais a Paraguai, Bolívia, Argentina, Uruguai e inclusive Chile pela proximidade que facilita) É importante você avaliar as seguintes informações
- Logística, sua empresa dentro do possível deve estar cerca ao litoral, fator importante para exportações a países diferentes de Uruguai, Paraguai, Bolívia e Argentina.
- Tem economia de escala? consegue entregar rápido e ao vez diminuir um custo com pedidos grandes? Ahh hoje não mas “damos um jeito” no comercio internacional não existe isso, os clientes não esperam.
- Pergunte diretamente para os clientes um estimativo de preço do qual seria atrativo para eles comprarem e avalie se você está no rango. Faça o exercício pelo menos com 5 não fique só com a ideia de um porque as vezes não falam a verdade ou jogam o preço de compra deles muito para baixo.
- Pergunte para eles uma qualidade pela que eles estariam dispostos a pagar mais e avalie se você tem REALMENTE! Muitas das vezes nos auto enganamos (incluindo a Barraza que somos os melhores etc… é tem muita gente boa também que consegue fazer o mesmo mais rápido , melhor e a menor preço.
- Se é produto é um MEGA comoditie, você consegue ofertar um 15% ou 20% mais baixo das importações FOB ou CFR com uma qualidade similar?
- Que te diferencia da China ou da ASIA? Algum cliente internacional te deu feedback respeito disso?
- Porque o cliente vai deixar do local para comprar de você?
Para mais dicas como está entre em contato com nós e vamos a trocar ideias ao respeito, temos certeza que podemos ajudado no seu processo exportador.
Deixar Um Comentário