Escolher o(s) país(es) onde você tem maior e melhor potencial de sucesso para suas exportações é fundamental e tão importante como ter um bom produto e preços.
Porém infelizmente hoje muitos empresários se deixam levar por dados gerais, intuitos ou simplesmente sugestões sem embasamentos fortes para escolher o(s) país(es) que acabam levando a empresa e entrar uma empreitada que desde o começo já está fracassada.
Não todos os países são iguais mesmo sendo da mesma região, já ouvimos muito falar de Mercosul “ eu quero Mercosul” neste são mais de 10 paises todos com suas diferenças marcadas, não é igual a economia do Santa Cruz ao Santiago, mesmo seu produto sendo um produto básico ou comoditie existem diferenças.
Barraza ao longo destes anos aprendeu bastante com erros e acertos, nos processos de exportação aos países equivocados, as vezes por paixão por um pais o por acreditar que era mas acabou sendo que a realidade é outra, então depois de todo esse aprendizado queremos compartilhar para que vocês, assim diminuir as probabilidades de não fazer analise aprofundado prévio.
Temos enumerado os que consideramos as 5 principais variáveis para ter em conta na hora de entrar de escolher o melhor país para desenvolver exportações, porém cada empresa é um caso de estudo, no caso da Barraza na avaliação de país já chegou a desenvolver matriz com mais de 50 variáveis macro e micro cada uma com um peso diferente dentro do 100% de decisão.
- Industria: Faça uma pre pesquisa para poder identificar medianamente se esse pais tem indústria (concorrentes diretos de você) , pois isto já vai dar parâmetros do nível de dificuldade. Este item é de extrema importância. O fato de você ser grande no Brasil e a empresa local no exterior ser extrangeira não ilhe garante nada, assim que não menos precise nem os concorrentes pequenos locais, eles tem muitas vantagens que você não tem.
- Cultura do nicho do seu produto: Não analise só a cultura geral , mas também ainda mais importante é a cultura de negócios do nicho. O que seja sucedido no Brasil , não significa que seja sucesso fora. Muitas vezes é difícil de acreditar porém é real. Barraza já teve um cliente que é fabricante de palha para alta decoração nós não tínhamos percebido e conseguido digerir que o mercado externo ainda não vê a palha como um produto para a alta decoração e sim mais simples é rustico percepção TOTALMENTE DIFERENTE DO BRASIL. Então não se auto engane o que é sucesso aqui nem sempre vai ser de fora devem ser feitos ajustes. Já ouvimos falar de muitos empresários “acredito que la fora não seja muito diferente” ao invés disso começe a pensar “acredito sempre que la fora é diferente até que seja demostrado o contrário” pensar e agir assim com certeza vai trazer menos dores de cabeça.
- Volumen de importação REAL DO SEU PRODUTO: este é um item que está diretamente relacionado com indústria se a indústria é forte e provável que o volume de importações seja menor e o caso contrário também. Esta variável vai determinar também se você pode entrar diretamente em importadores ou precisa desenvolver compradores locais virar importadores.
- Logística: A logística é um dos item que pode colocá-lo dentro ou fora do negócio , como temos comentado em diversas situações nem sempre que o país seja vizinho significa que a logística é favorável, para você ter uma ideia hoje é mais caro um flete de São Pablo até Curitiba terrestre que um flete marítimo da Ásia até os principais portos de América do SUL as distancias não sempre representa menor custo.
- Regulamentação: Analise previamente que regulação é exigida para seu produto no país, pois existem países e processos extremamente burocráticos onde um processo de aprovação pode tomar bastantes meses e representar um custo médio ou alto de aprovação. Barraza já teve uma experiencia dentro dos últimos 10 anos onde tínhamos um cliente de carnes frias brasileiro , preços , qualidade tudo apontava a que esse país destino poderia ser de grande potencial , porém esse tipo de alimento requerida uma aprovação rigorosa do ANVISA estrangeiro com vistorias presencial da entidade e tudo tendo que ser custeado pela fábrica , tudo isto claramente sem garantia de que fosse aprovado esta dificuldade acabou se tomando a decisão de desistir desse país e adiando o projeto mais para frente quando se tivesse uma regulamentação mais favorável para o Brasil.
Se sua empresa está nesse processo de abrir ou acrescentar suas exportações entre em contato com nós com certeza podemos colaborar, caso que não de repente podemos indicar a alguém que sim seja o ideal para sua necessidade.
Deixar Um Comentário