Era o ano 2010 na época trabalhava na Daewoo Internacional Corporation, multinacional trader e fabricante coreano, um dos nossos produtos era a compra de commodities na A. Latina e venda na Ásia principalmente China, Coreia, Índia e Japão um dos produtos alvo era o Carvão calórico da Colômbia o quinto pais com mais reservas e produção de carvão no mundo.

Após quase 2 anos de tentativas visitas e negociação e bater com a demanda e condições comerciais dos compradores asiáticos conseguimos fechar 30 mil toneladas negócio em total mais de US 6 milhões de dólares, pagamento carta de credito a 60 dias. A negociação final foi uma reunião de 3 horas onde estávamos a equipe do Daewoo e a equipe de Interamerican Coal no escritório deles.

Negócio fechado só precisávamos de fazer a abertura de carta de credito nos próximos 10 dias,
O que falhou?
Mesmo sendo produto “commoditie” , a último momento o comprador chinês solicitou uma amostra do lote do produto a ser enviado além da ficha técnica e Certificate of analyis (COA) geralmente não se pedem amostras ou se pedem antes de fechar ou inclusive  mesmo fechado  acostuma ser uma questão rápida .

O que aconteceu?
O comprador na China não fazia a apertura da letter of credit até receber amostra e fazer seus próprios testes.

O vendedor produtor na Colômbia Interamerican Coal não se recusou a enviar porém pedia por gentileza que o acordo estava fechado e que indicasse o processo de apertura da carta de credito até porque a oferta tinha validade de 15 dias.

Durante esse vai e volta de mails e os chineses não abrir o letter a Austrália maior produtor do mundo de carvão calórico sofreu um dos maiores alagamentos na história do pais e as minas de carvão sofreram perdas gigantescas, por consequências o preço foi para as nuvens em menos 48horas. “Nesse momento já estavam faltando 2 dias de validade e  o chinês ai foi que se decidiu a abrir o letter of credit mas já era tarde demais Intermerican dilatou e a oferta e contrato morreu.

APRENDIZAGEM:
-Os negócios não são só bater o preço mesmo sendo commodities os chineses nem nos como traders seguimos o procedimento técnico a fim de eliminar qualquer dúvida que pudesse atrapalhar o negócio.

-Os negócios estão fechado até que está o contrato assinado e o dinheiro está na conta (No caso o letter of credit aberta no Banco chinês)

– Empresa seria é empresa que te demostre ser seria, redobre sua atenção, sempre existem surpresas não muito agradáveis.
– Os negócios são dinâmicos e com mudanças constantes quase que diariamente então não deixe para depois as oportunidades de negócios que se apresentam, não procrastine é um dos piores mal que existem faça!

Aquela vez perdemos, por não pressionar o suficiente aos chineses embora tivéramos validade 15 días, e assim eles agirem rapidamente, mas ganhamos grandes aprendizados para nossa carreira profissional.